Casa do Povo de Reguengo do Fetal

Rua da Confraria, nº 23

2440-208 Reguengo do Fetal

Casadopovo.reguengodofetal@sapo.pt

Telefone: 244 705 444

Breve historial

A Casa do Povo de Reguengo do Fetal foi fundada em 1942 (alvará de 1941) com o intuito de nesta freguesia, ser criada uma infraestrutura de cooperação social destinada a colaborar no desenvolvimento económico e cultural. A CP tinha como objetivo contribuir para a criação de um fundo de previdência social para os sócios.

Em 1973 foi inaugurado o atual edifício que se divide em três espaços distintos: salão polivalente, área de serviços diversos e extensão do Centro de Saúde. Pelo trabalho desenvolvido em prol do associativismo, foi atribuído à Casa do Povo o estatuto de Utilidade Pública. Durante anos, esta associação foi o grande centro impulsionador do espírito associativo desta freguesia, com atividades ligadas ao desporto, com especial incidência na modalidade do Voleibol e, na componente da cultura, com a dinamização do Rancho Folclórico, um dos agrupamentos etnográficos de referência a nível nacional, em processo atual de reativação. Foram também marcantes, na década de 80, os bailes da Pinhata, que granjeavam enorme popularidade em toda a região. Nos últimos anos, a CP tem organizado com o apoio do Município, uma caminhada anual, denominada “Buraco Roto”, um dos percursos pedestres mais interessantes de toda a região, chegando a participar mais de trezentas pessoas. Igualmente de realçar é a organização do Fim-de – Semana Gastronómico em que são dadas a conhecer algumas iguarias da região, tais como: as morcelas de vinha de alhos, o tachadéu, o Bucho, os buzegos, etc.


Principais atividades

Participação em eventos de cariz municipal, organização de diversos torneios de cartas, ping-pong e o Fim-de-Semana Gastronómico.