Jornal Região de Leiria

Exploração duplica extensão conhecida de gruta do Buraco Roto

Publicado em 03 Março 2015

Cultura e Eventos - Cultura

A gruta do Buraco Roto, na freguesia do Reguengo do Fetal, pode ter o dobro da extensão até agora conhecida. Este é o dado que resulta da recente exploração efetuada pelo Centro de Estudos e Atividades Especiais da Liga para a Proteção da Natureza (LPN) no local.

Aliás, aprofundar o conhecimento daquela gruta é o objetivo do município da Batalha que já estabeleceu um protocolo com a Liga para a Proteção da Natureza, no sentido da gruta “vir a ser estudada por especialistas em espeleologia”, revela a Câmara em comunicado.

De acordo com a informação divulgada no início desta semana pelo município “os trabalhos de prospeção vão iniciar-se brevemente, compreendendo o estudo e a inventariação ao longo de dez meses das galerias subterrâneas”.

O projeto, designado “Espeleologia no Reguengo do Fetal” aposta em “aprofundar os conhecimentos geológicos e hidráulicos do Buraco Roto, bem como a sua extensão e novas galerias”, acrescenta a nota municipal.

Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, adianta que este protocolo pretende acrescentar informação sobre este recurso natural, “bem como contribuir para a sua proteção, valorização e promoção de todo o património cársico e espeleológico existente no território da Batalha”.

Este será, adianta o autarca, “o trabalho de investigação e de âmbito técnico mais completo algumas vez realizado sobre o Buraco Roto e poderá revelar-se no futuro, nos domínios da proteção da Natureza mas também da promoção turística como uma mais valia para todo o território”.

Aliás, um vídeo já revelado pela LPN e que se refere à exploração da gruta, situada em pleno Maciço Calcário Estremenho, aponta para uma extensão de 808 metros, num desnível de 24 metros.

O Centro de Estudos e Atividades Especiais da Liga para a Proteção da Natureza já tem desenvolvido trabalhos de exploração da gruta do Buraco Roto. De acordo com o vídeo que documenta as atividades mais recentes aponta para um desnível já apurado de 24 metros e uma extensão de 808 metros. Estimam os especialistas que a gruta poderá ter o dobro da extensão que se conhecia até aqui.

CSA