História das Alcanadas

Historia de Alcanadas

Alcanadas é uma aldeia do concelho da Batalha e metade freguesia do Reguengo do Fetal metade concelho da Batalha. Tem como património uma igreja de meados do século XVI. No século XIX teve uma exploração mineira. No verão em Agosto costuma fazer-se uma festa de 3 dias em memória de Nossa Senhora do Ó e de São Mateus. As Alcanadas tem entre outros um clube desportivo e em tempos um rancho folclórico.

A aldeia, já referida em documentação medieval, apresenta vestígios que atestam a presença humana ao longo dos séculos, começando o próprio nome por aludir à presença árabe.

Os nomes das aldeias têm, com frequência, origem em lendas. Reza a história que, a origem das Alcanadas é do tempo do Dilúvio. O Patriarca Noé, ao passar com a sua Arca por estas paragens, perguntou: “ Arca, nadas ou já estamos em terra firme? Surgindo assim o nome desta localidade.

José Batista de Matos no livro "História, Cultura e Tradições das Alcanadas".

Outra versão da lenda de Alcanadas

(…) Em 4000 anos a.C., ia Noé na sua arca com os animais (um casal de cada, conforme bem sabem).

De repente, a arca bate e, com o embate, Noé dá uma cabeçada - e há um monte na aldeia que desde tempos imemoriais se chama cabeçadas (e é mesmo, aquilo sempre se chamou assim).

Noé vem então à janela da arca e pergunta:

- Arca, nadas?

E desta expressão "Arcanadas", que evoluiu, se formou o nome Alcanadas, o nome da minha aldeia. (…)

Extrato do blog: raiosjahatudo.blogspot.com