Mata do Cerejal

PR1 – Mata do Cerejal. Alcanadas



O percurso pedestre “Mata do Cerejal” tem início junto às capelas de S. Mateus e de Nossa Senhora do Ó, imóveis de interesse religioso, percorrendo desseguida os principais locais de interesse do lugar das Alcanadas.

Parte do percurso está inserido numa área classificada como Sítio PTCONOO15 da Rede Natura, onde é possível observar importantes valores naturais.

O tipo de Habitat existente é caracterizado por comunidades florestais, de copa cerrada, atribuindo ao local uma aura misteriosa e lendária. A parte intermédia do percurso desenvolve-se em redor da mata que dá nome ao percurso, zona vegetativa bastante rica e diversa tanto em espécies animais como vegetais.

Durante a passagem pelos diversos lugares da localidade de Alcanadas, deparamo-nos com alguns pontos de manifesta importância histórica, nomeadamente a entrada da Mina de Carvão das Barrogeiras, já inativa, e os Polvarinhos – locais onde se armazenava a pólvora utilizada na atividade mineira, ainda muito bem conservados.

Continuando este percurso pela localidade, encontramos um marco representativo de uma lenda acerca da “Arca de Noé”, que, segundo os mais antigos, terá encalhado neste local.


Características do percurso



Partida e Chegada: Junto à Capela de São Mateus

Coordenadas geográficas: 39º 38’ 04,725’’  -08º 47’ 59,864’’

Extensão: 9,5 Km

Duração aproximada: 3h00m

Tipo de piso: Predominantemente caminhos rurais e carreteiros

Grau de dificuldade: Médio

Ver Mapa do Percurso Ver Ortofotomapa do percurso