Rota do Carrasco - Alcaidaria

 O passeio pedestre “Rota do Carrasco”, organizado pela associação, tem a particularidade de alternar em todas as suas edições o percurso efetuado, incluindo ainda a possibilidade de ser feito à noite, não tendo também uma data fixa, ou seja, pretende sempre ser uma novidade para os seus participantes sendo que o percurso de cada edição é assim conhecido durante o momento em que está a ser realizado.

É efetuado sempre a partir da sede da associação, tendo aí também a sua chegada, sendo por vezesincluído no fim-de-semana do aniversário da associação.

Os percursos incluem a passagem pelas montanhas, vales, zonas arbustivas e florestais da envolvente à aldeia, abrangendo as aldeias vizinhas de Torrinhas e Torre. Uma constante é o contacto direto com a natureza, onde diversas espécies arbustivas e arbóreas se encontram sempre presentes. Destas, onde se incluem a aroeira e o medronheiro, destacamos o carrasco, espécie predominante na região centro e sul de Portugal, e que escolhemos para dar nome ao nosso passeio pedestre, sendo que o seu florescimento se dá previamente à data da realização do passeio. Os nossos percursos incluem ainda a passagem por diversas fontes antigas que damos a conhecer aos jovens e participantes forasteiros do nosso passeio.

Características do percurso


Partida e Chegada: Junto à Sede da associação

Coordenadas geográficas: 39º 39’ 56.61’’  -08º 46’ 48,50’’ 39.665741, - 8.780128


Extensão: 6,5 Km (Os passeios têm percursos diversos em cada edição, com algumas partes comuns)

Duração aproximada: 2h30m

Tipo de piso: Predominantemente caminhos rurais e serventias existentes em terrenos, com ligações e atravessamentos em estradas pavimentadas.

Grau de dificuldade: Médio

Ver Ortofotomapa do Percurso Ver Ortofotomapa do percurso